Alfabetização Ecológica

 

O momento histórico atual nos aponta a necessidade de (re) aprendermos algumas lições que a natureza nos oferece conforme seus padrões e ciclos.

Alfabetizar-se ecologicamente deve ser uma atividade divertida, prática e baseada em colaboração, no sentido mesmo de trabalhar junto. Junto com pessoas e com os ecossistemas. Todos habitamos um ecossistema – o Casulo encontra-se na Mata Atlântica. Quando baseamos nossas intervenções à partir desse aspecto, à favor da natureza, chegamos perto do otimização da qual a natureza é a mestra.

Todos os trabalhos do Casulo são baseados nos princípios do Pensamento Sistêmico e com o intuito de fortalecer a alfabetização de indivíduos de nossa espécie para que nossas cidades se assemelhem mais aos ecossistemas naturais.

Facilitamos processos pedagógicos e o fortalecimento da implementação de ambientes escolares mais harmônicos e que ofereçam um maior contato com os elementos da natureza.

Além disso, por meio de programas de Permacultura na Escola, planejamos e implementamos sistemas de tratamento biológico de efluentes, captação de águas pluviais, criação de hortas e canteiros medicinais, sistemas de compostagem alinhados às atividades dos professores e alunos.

Conectados com a tendência das salas de aula ao ar livre, auxiliamos na transformação de pátios em ambientes saudáveis, equilibrados, cheios de vida e possibilidades de aprendizagem e interação.

 

Ecoalfabetização FATEC

alfabetizacao-ecologica